Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

PEQUENOS ESPAÇOS, GRANDES SOLUÇÕES


Dicas para decorar um espaço pequeno:

  1. Elimine todos os objetos que não combinem com a divisão e decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais ou já sem uso-. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.
  2. A escolha das cores devem ser para tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Preferencialmente, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada. A pintura de paredes e tetos de um só tom amplia visualmente a divisão e, se a tinta tiver um acabamento com brilho, é até melhor, porque ao refletir mais luz, engrandece o espaço. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros acessórios.
  3. A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas; se fizer questão de vestir as janelas escolha um simples rolô ou uma cortina  leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se existirem paredes com funções puramente decorativas, será melhor elimina-las ou recortá-las para deixar entrar mais luminosidade e amplitude. O mesmo aplica-se a portas que não são utilizadas… mais vale retirá-las para ganhar espaço. Boa alternativa, são as portas de correr. Se a luz natural não for muito abundante, invista na  iluminação  artificial bem projetada, alias um dos mais importantes itens em qualquer que seja o projeto.
  4. Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer.
  5. Evite dispor mobiliário junto às portas das divisões e nas áreas de passagem – pois além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço que já é por si pequeno. Aposte em mobília “pequena” – ottomans, poufs, cadeiras sem braços, mesas baixas – para não roubar centímetros preciosos e “abrir” mais o ambiente. Em termos de objetos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.
  6. Ainda em termos de mobiliário opte por peças grandes, em menor quantidade; do que muitas peças pequenas. A quantidade vai dar um aspecto desarrumado ao espaço, ao contrário de meia dúzia de elementos de grande porte que vão dar a impressão de um ambiente clean. Os móveis com bases abertas são indicadas para ambientes mais apertados porque deixam o espaço “respirar”. Se vai ter mobília estofada, prefira padrões lisos em tons neutros, deixe as cores para as almofadas.
  7. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes. 
  8. Em um quarto de crianças com dimensões reduzidas, continua a ser fácil decorar com diversão: opte por beliches ou então as bicamas. 
  9. Os materiais transparentes "aumentam " qualquer ambiente, porque acabam por refletir a luz  do próprio espaço: pode ser uma mesa com tampo de vidro ou de acrílico, portas e armários com vidro, cadeiras em acrílico transparente, etc...
  10. Numa cozinha pequena, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições; bancos altos ou empilháveis; uma barra de aço inox fixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios.