Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

PORTAS PIVOTANTES

Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens: há economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e é possível optar por portas maiores e mais pesadas. Além disso, as portas pivotantes, geralmente encomendadas, podem ser feitas de diferentes materiais e com puxadores variados - com essa personalização, a peça fica praticamente única.  E não se esqueça destes detalhes que fazem toda a diferença: ao projetar a porta de entrada de sua casa, considere que ela deve ter, no mínimo, 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. No caso da pivotante, atenção: os pivôs devem estar a uma distância tal do batente que sobrem 0,90 m para a abertura. 

Portas pivotantes de vidro funcionam perfeitamente em varandas de casas de praia ou campo porque permitem o fluxo livre do espaço, facilitam a entrada do ar e integram toda a parte externa da casa com os ambientes internos.
Seguem modelos que deram certo !