Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

VIDRO COLORIDO


Os vidros coloridos podem fazer grandes transformações na decoração.
Sabe aquele aparador que já nao agrada tanto? experimente cobrir sua superfície com um vidro colorido, o resultado será surpreendente.
Um painel para LCD também pode ser inteirinho construído em vidro.
Um material de concepção  atemporal e de facil manutenção, o vidro cada vez mais faz parte dos projetos de decoração.

Qual vidro faz seu tipo?
ACIDATO: o vidro passa por um banho ácido, que deixa a superfície com aspecto parecido com a do jateado, mas com a vantagem de não manchar.
ARGENTATO: tem a mesma opacidade do acidato, mas leva uma camada de espelho atrás, criando um efeito perolizado.
COLORIDO: na produção industrial, pode haver três processos: aditivos na formulação, deposição de camada refletiva ou laminação de película plástica colorida. Artesanalmente, é a aplicação de tintas especiais.
JATEADO: vidro com superfície fosca e translúcida. A antiga técnica passou por diferentes processos. O mais comum é o uso de jato de ar com areia.
LAMINADO: muito resistente, leva uma ou mais placas de vidro intercaladas por películas plásticas.
REFLETIVOS, REFLEXIVOS OU METALIZADOS: recebem tratamento com óxidos metálicos, com a finalidade de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor.
SERIGRAFADO: no forno, o esmalte cerâmico (tinta vitrificada) adere ao vidro, resultando em um material temperado e com textura extremamente resistente.
TEMPERADO: é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido, tornando-se mais resistente à quebra