Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

PAISAGISMO

Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante.
Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa.
O paisagismo atual permite o aproveitamento de espaços e a criação de ambientes verdes em lugares pouco imaginados há algum tempo atrás. Sabe aquele "cantinho"debaixo da escada ou aquele "espacinho "em frente da casa? Eles podem ser aproveitados! É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretas.


DENTRO DO APARTAMENTO
Para dentro do apartamento é preciso estar atento as plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequão as condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno deve ter é a resistência.

ENFEITES
Há varias possibilidades de enfeitar seu jardim.Você pode colocar moveis, vasos de plantas e flores, cachepots, pedras, etc... As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.
É preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o estilo que se pretende dar a decoração.
Essa pode ser rústica ou mais sofisticada. Crie um estilo próprio que seja sua cara.
A moda pode apresentar tendências e sugestões. Não encare isso como obrigação.Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se você não tem tempo, procure plantas mais praticas, busque um especialista, assim ele poderá te oferecer opções de visuais que seu espaço e a temperatura do ambiente ofereçam.


antes e depois


























Fotos cedidas pela minha parceira, Paisagista
Leandra Godino
www.leandragodino.com.br