Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

NÃO SAI DE MODA NUNCA !!!

 Exemplo do que não sai de moda nunca são algumas cadeiras ícones de design. São objetos de desejo de consumo de qualquer um. Totalmente atemporais, atravessam décadas e continuam sendo objeto de luxo, charme e sofisticação. Vamos rever aqui algumas assinadas por grandes nomes do design.






CHARLES EAMES: projetada pelo casal de designers norte americanos Charles e Ray Eames em 1956 e 1957. Eram originalmente construídas com madeira jacarandá e tapeçaria de espuma e plumas, revestidas com couro preto. Racionais, sóbrias, de aconchego e beleza inquestionáveis, é uma combinação perfeita de madeira encurvada e do couro.
 


SWAN: desenhada em 1958 pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen para o SAS Royal Hotel em Copenhague (Dinamarca) se tornou um ícone na história do design. É uma das cadeiras mais famosas do mundo. Nos anos 50 representou uma inovação tecnológica.
EGG: desenhada por Arne Jacobsen em 1958. Assento estofado e base de metal, foi projetada juntamente com a poltrona SWAN para compor o mobiliário do SAS Royal Hotel de Copenhage. Em comemoração aos 50 anos da EGG, Arne decidiu comemorar produzindo e vendendo as "Golden Egg". São 999 unidades numeradas feitas em ultrasuede e couro na cor chocolate. Em cada poltrona um texto conta a sua história.









BARCELONA: desenhada por dois arquitetos da Bauhaus, Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich para a Exposição Internacional de 1929 em Barcelona, Espanha. Considerado como um dos grandes marcos do design no século 20. Curiosidade: foi desenhada para ser o trono da realeza espanhola na esposição.



ANT (cadeira formiga): criada em 1956 por Arne Jacobsen, se tornou um dos maiores clássicos do design além de uma das cadeiras mais vendidas na atualidade. Surpreeneu por possuir apenas três pernas. Foi criada para uso na cantina da empresa farmaceutica Novo Nordisk


PANTOM: criada por Verner Panton em 1959. Foi o primeiro designer a criar uma cadeira usando uma única peça de plástico moldada. Um dos primeiros exemplares pertence ao Museu de Arte Moderna em Nova York. Hoje, a Victra, fabricante da Panton, já produz inclusive a versão kids.