Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

FENG SHUI


Pra começar esta sexta-feira, me interessei em dividir umas dicas de decoração e bem estar pra harmonizar ambientes. O Feng Shui , segundo os chineses, nada tem de magia, e sim, uma busca por organização e melhor circulação de energia boa. Afinal, ninguém precisa ser mestre pra saber que bagunça e móveis atravancando o caminho não trazem boas sensações.

Independente das nossas crenças, que tal aproveitar o fim de semana e dar uma conferida em como anda o espaço à nossa volta ? É possível ficar melhor ? Então mãos à obra, mal não vai fazer ... 


Fontes: elemento água, paz e
energia em movimento
1- Entrada: deve ser atrativa e limpa com boa iluminação, tapete/capacho, flores, espelho, quadro - que expressem boas vindas.

2 - Cozinha: armários e gavetas em ordem para um bom fluxo das finanaças.

3 - Banheiros: mantenha tampos dos vasos sanitários abaixados e portas fechadas. Tenha plantas e aromas.

4 - Cores: variação de cores em paredes, móveis, quadros e/ou objetos em lugares de maior convivência como espaços externos e salas de TV ou Estar.

5 - Quartos: roupas de cama confortáveis, cores suaves, organização (menos é mais), mesas de cabeceira e luminárias/abajoures iguais.

6 - Amor: flores e obejtos aos pares por toda a casa e - principalmente - no quarto e sala.

7 - Escadas: Tenha objetos pesados como pedras, vasos ou a cor amarela.

8 - Água: em fontes, imagens ou água benta no altar simboliza prosperidade e abundância.

9 - Cantos: plantas, esculturas, luminárias, caixas decorativas, vaso com planta, mesinhas para preencher os cantos da casa.

10 - Afirmações - Faça uma lista de desejos com afirmações e intenções de realizações. Por exemplo: “Atraio oportunidades prósperas para minha vida.”
“Amo o meu trabalho e ganho muito dinheiro ele."
"Sou saudável, abençoado, próspero, protegido."


O sino dos Ventos além de fluir a energia,
faz um som agradável e relaxante
Faça esse exercício com concentração e escreva a sua lista com objetividade e riqueza de detalhes. Depois, leia em voz alta e visualize os seus desejos todos os dias.

11 - Mesa de jantar: tenha fruteira com frutas, flores ou um objeto qeu simbolize fartura, além de uma bela toalha de mesa.

12 - Boas lembranças: tenha quadros, esculturas, objetos, livros que expressem seu estilo de vida e que mostrem e lembrem as coisas boas da vida. Música sempre!

13 - Banho de energia para a casa: após a faxina geral, na última água de limpeza da casa, passe um pano úmido banhado em óleo essencial de eucalipto ou desinfetante com eucalito (ou lavanda).

Para quem tem interesse em aplicar o Feng Shui de forma mais ampla, é indicado o uso de um "mapa" da casa, ou de um cômodo específico (até mesmo a mesa de trabalho pode ter Feng Shui). O Baguá auxilia nessa harmonização, imagine a planta baixa do ambiente ou da casa e sobre ela disponha o baguá. O canto do Trabalho deve estar voltado para a porta de entrada. Os elementos e cores em cada canto ajudam a ativar as energias, segundo os chineses.