Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

SOLUÇÕES PARA PEQUENOS ESPAÇOS



Nos dias atuais os imóveis estão cada vez mais compactos, principalmente os novos apartamentos. Mas a metragem reduzida não deve ser entrave para uma decoração harmoniosa e que valorize cada centímetro dos cômodos. Para aproveitar bem os espaços nestes imóveis, existem dicas simples e importantes que ajudam os pequenos ambientes a darem a impressão de espaçosos e serem aconchegantes; confira:

1. Integre os espaços. O ambiente não ficará maior, mas dará a sensação de amplitude. Se você é adepta a idéia, adote o conceito de cozinha americana ( aberta para o living ) ou integre a varanda a sala de estar. 

2. Adote o mesmo piso para a casa toda. Não importa o tipo, o ideal é o mesmo padrão em todos os cômodos, exceto as áreas molhadas, é claro. Também é bom ficar atento às características: tacos largos e compridos são sempre mais viáveis que os pequenos.

3. Cuidado com a escolha do teto.  Sempre branco, please.

4. Utilize cores claras e neutras no imóvel todo, principalmente em peças fixas (armários embutidos, estantes, cozinhas, etc...), pois aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. As cores fortes e densas devem ser empregadas em objetos mais fáceis de trocar, como vasos, quadros e almofadas. 

5. O s espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço parecer maior. É importante colocá-los sempre na parede menor e de preferência por inteiro. Somente tome cuidado com o excesso! 

6. Compre móveis multiusos. Mesas laterais com pufes embaixo, sofás-camas, camas com espaços para guardar objetos ou mesas com dupla funcionalidade são ótimas opções.

7. Não descuide da iluminação. Quanto mais claro, mais amplo. Abuse da luz natural, pois esta pode dar um efeito surpreendente se não interferir na sua privacidade e bem-estar. Opte por cortinas leves e semi-transparentes, sempre em tons claros. Para a área social e intima, nem pensar em lâmpada fria, nada pode ser mais terrível e incomodo. Para estas áreas opte sempre por lâmpadas quentes que produzam luz amarela.

8. Elimine objetos inúteis e organize suas coisas. A organização amplia e dá um ar de arejado ao espaço.

9. Evite dispor móveis nas áreas de passagem, pois podem reduzir ainda mais um espaço que já é pequeno. Além disso, dê preferência a objetos decorativos nas paredes em vez de colocá-los no espaço aberto (como no chão). Aliás, os tapetes diminuem o espaço. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto.

10. Procure otimizar espaços que considera inútil, como áreas embaixo de escada. É possível transformar esses nichos em ambientes charmosos capazes de acolher inúmeros objetos.