Flavia Sayeg por Flavia Sayeg

PERFÍL - "Eu sempre fui inquieta. Sempre gostei de coisas bonitas; sempre detestei ambientes estáticos e arrumadinhos, intocáveis! Aos dez anos eu já mudava constantemente a arrumação do meu quarto e bem que tentava fazer o mesmo no resto da casa. Naturalmente essa idéia não era muito aceita, então tive que aguardar minha própria casa para desenvolver essa vocação de decoradora de interiores. E foi um sucesso ! Minha casa estava sempre recebendo visitas e estas ficavam boquiabertas ao ver as mudanças, entre uma e outra vinda. "Mas você é louca !", diziam, pensando que eu fazia reformas sucessivas ! Quando descobriam que tudo o que eu fazia era apenas trocar os móveis de lugar, mudar os enfeites e os quadros e tapetes, não por outros, mas entre si; invariavelmente pediam para eu fazer o mesmo em suas casas. Foi outro sucesso ! Comecei a ficar conhecida, como a decoradora que fazia milagres com o que as pessoas tinham e que, de custos, só tinta e mão de obra do pintor. Não sei bem como foi, mas, de repente, a produção da RedeTV me propôs fazer um quadro no programa "Bom Dia Mulher", demonstrando para sua audiência aquilo que eu fazia. Achou-se um nome ótimo, "Blitz do Reparo", e lá fiquei eu, durante três anos, comprovando como era simples ter uma casa nova em algumas horas, utilizando exclusivamente o que a dona da casa em questão já possuía, mais um pouco de cor e textura, trazidas pelo único ingrediente externo: tinta ! No fim do programa, apareciam meu nome, telefone e e-mail. Muitas pessoas me procuraram, algumas para pedir opinião; outras para eu refazer uma sala, ou um quarto; diversas - o que sempre foi um desafio - para redecorar realmente suas casas, incluindo, até, reformas estruturais. Sem qualquer modéstia, acho que me saí muito bem ! Meus clientes fazem minha propaganda e voltam sempre, pois a idéia de mudança de decoração é recorrente e prazerosa para todas as pessoas.

CORTINA, PERSIANA OU OS DOIS?

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. 
Escolher o modelo ideal e saber qual a maneira adequada de usá-lo, entretanto, são os grandes problemas na hora da compra.
Para resolver questões como estas, a primeira providência é analisar aspectos como a temperatura média do lugar e o estilo do decor. 
Se a ideia for refrescar o ambiente, nada melhor do que materiais leves como bambu e palha que mantêm o ar ventilado. Porém, se o objetivo for aquecer, aposte em cores quentes e tecidos pesados, como algodão grosso, sarja e napa.

Outro aspecto de grande importância a ser observado é o tamanho da cortina ou persiana. Quanto mais limitada ao espaço exato da janela, mais clean e amplo ficará o lugar, liberando possíveis paredes laterais para itens decorativos.
As áreas próximas às laterais da janela devem ser cobertas por, no máximo, 15 centímetros de tecido. 

A vantagem das persianas
Ainda que as cortinas apresentem requinte na decoração, muitas vezes são as persianas que oferecem a melhor saída. Práticas, elas garantem leveza aos espaços, valorizam o ambiente externo e oferecem regulagem de luz.

Tais características fazem das persianas de lâmina opções ideais para todos os ambientes, inclusive os que necessitam de materiais fáceis de limpar e que não absorvam gordura. Neste caso, o ideal é usar materiais como bambu, alumínio ou PVC. É possível também dar preferência a modelos como o rolô principalmente quando a janela abrir para dentro.
Com diversos modelos e materiais, as persianas também são, cada vez mais, uma boa opção principalmente por sua facilidade de limpeza. 
Os modelos em alumínio e madeira são os mais escolhidos, já que acumulam menos poeira. Nos quartos, uma boa opção é a persiana romana que tem visual clássico – mas também agrada a contemporâneos - e admite base com vários tecidos desde fibras naturais até poliéster.


A vantagem das Cortinas
Feitas com os mais diferentes tipos de tecidos, as cortinas tendem a ser mais aconchegantes e sofisticadas.
Com níveis de transparência variados, elas geralmente são utilizadas em ambientes como home theater, salas de estar e quartos – nestes, os modelos são geralmente acompanhados de um nível de tecido escuro ou blackout.
Com uma manutenção um pouco trabalhosa, as cortinas precisam ser retiradas para higienização e lavagem periódica. Na hora de escolher um modelo, lembre-se de que elas devem ficar sempre a 1 cm  do chão e só devem ser curtas caso haja um balcão ou qualquer outro tipo de móvel encostado na parede abaixo dela.